A associação Mãos Livres é uma organização de Juristas e Jornalistas vocacionada à Defesa e Difusão dos Direitos Humanos e ao Exercício da Cidadania, fundada a 25 de Abril de 2000. A acção da organização de forma geral atém-se na assistência jurídica, defendendo gratuitamente as pessoas desprovidas de meios financeiros (pobres) fora e dentro dos tribunais. Faz lobby e advocacia com vista a influenciar os portadores de deveres assumirem uma governação responsável, transparente e que tenha em conta ao respeito dos princípios democráticos e de direito.
Denúncia de casos concretos de violação dos Direitos Humanos. Faz difusão dos direitos humanos através de programas radiofônicos, produção de desdobráveis, realização de palestaras, conferencias e debates comunitários.
A organização empenha-se também em dar formação e assistência jurídica aos activistas dos direitos humanos, as organizações sindicais e Organizações Não Governamentais(ONGs)
Visão
Ver Angola como um País verdadeiramente de Direito e Democrático, onde o Governo assuma de forma efetiva os Direitos Humanos e Acesso à Justiça
Missão
Promover e Defender os Direitos fundamentais dos cidadãos, contribuindo para estabilidade social das famílias, paz e democracia em Angola
Valores da Mãos Livres
Os princípios orientadores da AML interno e externo são:
Justiça, solidariedade, democracia, unidade, liberdade de expressão, paz, Coragem. Responsabilidade e lealdade, respeito a cultura de outrem, sigilo profissional e reforço institucional dos quadros da organização que constituem como base fundamental para a materialização dos propósitos delineados.
.